Seap incentiva municípios a terem concessão de Rádios Comunitárias


Segundo o Secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha "essa iniciativa do Governo Federal é louvável porque irá proporcionar às autoridades e à sociedade civil organizada mais um meio de comunicação que servirá para democratizar as informações acerca das ações do poder público municipal, irá contribuir para o aprimoramento dos debates e será de grande utilidade na prestação de serviços às comunidades beneficiadas".
Rocha ressaltou que, "segundo a Lei 9.612, que regulamenta os Serviços de Radiodifusão Comunitária, essas emissoras têm por finalidade: dar oportunidade à difusão de idéias, a elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade; oferecer mecanismos à formação e integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social e ainda prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário".
Até o final do ano onze editais serão publicados. O primeiro, cuja lista contempla Buriticupu, São Domingos do Maranhão e Vitorino Freire, sairá já na primeira quinzena de abril.
Os demais municípios maranhenses selecionado para as licitações são: Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Matões, Olho d'Água das Cunhãs e Timbiras, no grupo 3, previsto para a primeira quinzena de junho; João Lisboa e Trizidela do Vale, no grupo 6, programado para a segunda quinzena de agosto; Bacabeira, Buritirana, Itaipava do Grajaú, São João do Carú e Satubinha, no lote 11 cuja licitação será aberta na primeira quinzena de novembro de 2011.
Municípios que podem se habilitar para ter Rádios Comunitárias
- Bacabeira
- Bom Jardim
- Bom Jesus das Selvas
- Buriticupu
- Buritirana
- Itaipava do Grajaú
- João Lisboa
- Matões
- Olho d'Água das Cunhãs
- São Domingos do Maranhão
- São João do Caru
- Satubinha
- Timbiras
- Trizidela do Vale
- Vitorino Freire